segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Câncer de Próstata

Hoje o post vai ser mais do que especial,Novembro é o mês da luta contra o malvado Câncer de Próstata, ele age silenciosamente, o que preocupa o público masculino. Não damos tanta ênfase, pelo simples fato de acreditarmos que essa doença, não acontecerá jamais com o nosso "eu". A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã. Esse "pequenino" produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

Estatísticas

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. 

Sintomas 

Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável.

Diagnóstico

Em homens acima de 50 anos, pode-se realizar o exame de toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA), por meio de exame de sangue, para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas. O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames. A melhor estratégia é realizar os dois exames, já que são complementares.

Prevenção

Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 50 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, os especialistas recomendam realizar esses exames a partir dos 45 anos. Consulte seu médico, antes de qualquer decisão, ele é o profissional que irá te guiar durante todo o processo.


0 comentários:

Postar um comentário

© Selva Masculina 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis